HIV: Como ter a certeza de uma gestação saudável?

O HIV é a sigla do vírus da imunodeficiência humana em inglês. Esse vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças.

Dezembro é conhecido como o mês de prevenção à AIDS ou em português, SIDA (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).

De acordo com a UNIAIDS Brasil (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS) são cerca de 37,9 milhões de pessoas em todo o mundo vivendo com HIV até o fim do ano de 2018.

A doença pode ser contraída pela relação sexual desprotegida, uso de seringas por mais de uma pessoa, transfusões de sangue contaminado, instrumentos perfurantes não esterilizados e pela transmissão vertical, onde a mãe transmite a doença para o filho.

O diagnóstico do HIV pode ser um momento difícil para quem possui o desejo de ter filhos, mas graças aos avanços da medicina reprodutiva já é possível um casal sorodiscordante planejar a gravidez.

Para os casais onde apenas um é soropositivo, existe a importância em procurar o tratamento mais adequado para uma gestação saudável. Já que o coito programado pode acarretar a contaminação do parceiro em questão.

Para mulheres que possuem o HIV, o procedimentos mais recomendados são a inseminação artificial e a Fertilização In Vitro (FIV).

Após o sucesso do procedimento, a mãe deve usar a terapia anti-retroviral, planejar o parto de acordo com a carga viral e não amamentar. As medidas asseguram um risco de menos de 2% de transmissão para o bebê.

Quando apenas o homem é portador do HIV, existem técnicas de preparação o sêmen para os procedimentos.

A centrifugação com gradiente de densidade, dupla lavagem do sêmen e a realização do PCR, um exame que identifica a presença do vírus no sêmen podem reduzir em 1% a transmissão para a parceira e o bebê.

Por isso, é imprescindível o planejamento e acompanhamento do casal por um especialista em reprodução humana, para assegurar uma gestação segura.

Quer saber mais sobre a Inseminação Artificial e a Fertilização In Vitro? Entre em contato conosco através do telefone: (85) 3261.0011, ou se preferir mande uma mensagem em nosso WhatsApp: (85) 99935-0031

Não esqueça nos acompanhar nas redes sociais! Estamos presentes no Facebook e Instagram.

O post HIV: Como ter a certeza de uma gestação saudável? apareceu primeiro em Clínica Conceptus.

2019-12-17T14:57:27-03:00

Inscreva – se no Talk Show

Entendendo a endometriose.